A cultura organizacional como estratégia para o progresso empresarial
- Maxmilliano Reis
- 25 de mar. de 2024
- 3 min de leitura

Quando trabalhamos em uma empresa, estamos também em imersão na sua cultura organizacional. Muitos de nós estamos, quase inconscientes da influência que a cultura organizacional exerce sobre nossa forma de trabalhar, entretanto, ela é um dos fundamentos para o sucesso e fracasso de uma empresa.
1 Cultura organizacional indefinida
Empresas com cultura organizacional indefinida, geram incerteza e insegurança nos empregados, levando a um clima organizacional caótico e possivelmente ríspido, pois seres humanos inseguros agem na defensiva.
Além disso, alguns profissionais poderão pensar que estão “em casa” e que podem se comportarem como o fazem em casa, não definindo um limite entre comportamento privado e público (como bem diz Chico Buarque de Holanda em seu livro Raízes do Brasil) e, a partir disso conflitos pessoais de toda natureza estarão em pauta na rotina de trabalho.
Deste modo, o empresário ou empresária precisará investir tempo para resolver conflitos pessoais de seus empregados e não concentrará atenção suficiente - no que realmente importa que é atender com excelência as necessidades dos clientes, causando prejuízos materiais e imateriais para a empresa e sua clientela.
2 Cultura organizacional definida, mas não praticada
Em alguns casos, as empresas possuem definido a missão, visão e valores em uma folha de papel que não reflete em nada no dia a dia organizacional, este caso é tão prejudicial quanto a ausência de definição.
3 Etapas para integração da cultura organizacional ao dia a dia
Para que uma cultura organizacional seja vivida pela equipe, um processo de integração deve ser aplicado de maneira regular. Esse processo deve compreender ao menos as etapas seguintes:
Comunicação da cultura empresarial nos processos de seleção de novos empregados;
Promoção de integrações para novos empregados onde são explicadas as regras internas e o que é esperado do novo colaborador;
Criação de um programa de treinamento em cultura empresarial;
Criação de um programa de treinamento de multiplicadores;
Treinamento de líderes de área para atuarem em conformidade com a cultura da empresa, servindo de exemplo para suas equipes;
Treinamento de multiplicadores, para os líderes propagem a cultura em suas equipes e aprenderem ferramentas para liderem com conflitos;
Programas internos de reconhecimento aos colaboradores que se destacarem na integração dos valores organizacionais;
As etapas de integração da cultura devem ser objetivo de análise, por meio da elaboração de relatórios com informações qualitativas e quantitativas. De modo que a integração da cultura organizacional possa ser mensurada e validada.
É aconselhável que a empresa tenha um gestor(a) da cultura organizacional, sendo ele(a) responsável por garantir que ela seja reconhecida e integrada por todos. Este tópico deve ser de responsabilidade da presidência da empresa – que em muitos casos é o próprio empresário.
4 Resultados da cultura organizacional integrada ao dia a dia
Por meio de uma cultura empresarial definida e integrada no dia a dia da empresa, os colaboradores saberão como agir diante de uma variedade de situações e isso gera confiança e segurança no trabalho.
Quando a equipe está segura e confortável no ambiente empresarial, costuma-se colher um clima organizacional alinhado com a missão, visão e valores da empresa, resultando assim em um ambiente agradável de trabalho.
Logo, a cultura organização pode levar uma empresa ao progresso ou à falência de maneira tão visceral, que é condição sine qua non para a perpetuidade do negócio.
5 Conte ajuda para desenvolver a cultura organizacional
Se este artigo, tocou em uma das suas fragilidades ou necessidade, é aconselhável contratar uma consultoria em recursos humanos para lhe ajudar a implementar uma cultura empresarial sustentável para seu negócio. Caso deseje ajuda com este processo, fale comigo, posso lhe indicar uma excelente consultora.
Comentários