top of page
Fundo Maximize.png

Como agulha no palheiro é a busca por lideranças que apoiam seu crescimento

  • Foto do escritor: Maxmilliano Reis
    Maxmilliano Reis
  • 24 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura
Como agulha no palheiro é a busca por lideranças que apoiam seu crescimento
Créditos da imagem à Rawpixel

Muito se fala em desenvolvimento profissional nos dias de hoje, ouvimos vários conselhos sobre o que fazer e o que estudar. Identificar, o que, verdadeiramente importa no meio do turbilhão de informações é tarefa árdua. Adianta aprender e evoluir, se seu chefe atual não consegue perceber seus esforços? Crescer na carreira, não é matemático igual 1+1 é 2. É preciso inteligência social para crescer e conquistar melhores condições de vida. Avaliar com quem você trabalha é primordial para que seu desenvolvimento resulte em crescimento real.


Crescer para mim, é aprender uma nova técnica, um novo jeito de pensar, administrar uma situação. A partir do aprendizado, tem-se o conhecimento. Com a aplicação do conhecimento no dia a dia, testando-o sob diversas situações, tem-se a habilidade. Habilidade adquirida é uma ferramenta, que pode ser aplicada no seu esforço rumo ao progresso. 


Progresso é amplo, e individual. Cada um tem o seu. Gosto da palavra progresso, ela desafia e permite a todos evoluírem respeitando sua individualidade. Em minha visão, os líderes deveriam priorizar o progresso no lugar de metas. Metas nascem mortas, são feitas para morrer, progresso não, sua essência continuamente evolutiva e, sempre há espaço para o crescimento. 


O tempo de cada um e cada coisa são respeitadas no progresso. Mas ele pode ser instigado. Daí a importância de os líderes investirem no progresso de suas pessoas e, consequentemente das empresas que administram.  Uma líder, um líder que foca em progresso sempre colherá bons frutos, pois a natureza humana é progressista.


Entretanto, muito do que se vê por aí (no mundo das empresas), são pessoas líderes que não dão espaço ao progresso, existem muitas pessoas na liderança que não aprenderam a liderar, que não se esforçam para aprender. Para essas pessoas, progresso não há. Imagina você, chegar num líder assim e apresentar, com ares de empolgação, seu progresso em determinada atividade, conhecimento ou setor? Bom retorno não pode esperar. 


Ao contrário do progresso, que não é matemático, a relação entre uma pessoa progressista e um gestor estagnado, tem um resultado certo/determinado: ou você concorda com o estilo do chefe, ou saí de cena. Geralmente, os liderados se adaptam, mas a que custo? Ao custo de serem estagnados, também. 


Não estou aqui para dizer o que você deve fazer, mas para lançar luz sobre a realidade do mundo do trabalho no qual todos nos trabalhadores estamos incluídos. A realidade é bem diferente da teoria. Por isso é tão importante buscar por habilidades pessoais que resultem em inteligência social. 


Afinal, cursos técnicos não abrem espaço para a aprendizagem social, nestes cursos somos treinamentos para sermos técnicos e, como técnicos, somos iguais as ferramentas utilizadas para o bom funcionamento de uma máquina e ferramentas não pensam, não refletem a realidade. 


Infelizmente, a mentalidade que somos levados a ter, exige o não pensar, apenas aceitar o que nos é posto sem reflexionar. E, o resultado dessa mentalidade nos leva a aceitar regras opressoras ao progresso humano. Se uma pessoa assume as responsabilidades da gestão, munido da mentalidade tecnicista, é certo que ele não irá aceitar progressos humanos em seu dia a dia, afinal ele precisa fazer a máquina funcionar. 


Pessoas líderes assim existem aos montes. O que pode ser feito? para os líderes não muito a não ser que eles próprios tomem a decisão de se iluminar e, progredir. Contudo, para você que trabalha com um líder assim, existem possibilidades de escape. 


A primeira delas é não adotar o comportamento tecnicista/limitador do seu líder ou da empresa na qual você trabalha. O conhecimento é arma com a qual você vai lutar. Não adote como realidade permanente e imutável, a realidade na qual você vive atualmente. 


Apesar de escassos, existem líderes que se veem como sujeitos do progresso. Mesmo em estrutura arcaicas, existem líderes que buscam melhorar um pouquinho a cada dia e, como resultado as pessoas e o ambiente ao redor recebem os benefícios desta inteligência social. Não é fácil, mas é possível encontrar pessoas líderes assim. 


Partindo da base que o conhecimento das habilidades pessoais lhe proporcionará, procure trabalhar com líderes progressistas. Digo líderes, pois é relativamente fácil trabalhar com uma líder/pessoa assim, eles e elas existem em maior abundância do que culturas empresariais progressistas, apesar de elas existirem também, mas são em menor número.


A inteligência social que você passa a ter, te auxiliará no progresso que você deseja ter. Por isso, afirmo: conhecimento técnico não é suficiente. Saber como a realidade funciona te possibilitará enxergar as perguntas que você precisa se fazer. 


Uma vez que você esteja comprometido com o seu desenvolvimento/progresso e, busque por uma pessoa líder comprometida como você, o resultado dessa equação é: sucesso. 


Contribua com o blog Maximize, envie sugestões de temas que gostaria de ver por aqui, envie um e-mail para: contato@maxmillianoreis.com



Comments


bottom of page