top of page
Fundo Maximize.png

Como uma empresa faz dinheiro?

  • Foto do escritor: Maxmilliano Reis
    Maxmilliano Reis
  • 2 de mai. de 2024
  • 3 min de leitura
Como uma empresa faz dinheiro?
Imagem de freepik

Pergunta intrigante essa. Bem, são diversas as variáveis que compõe o desafio para que uma empresa faça dinheiro. Poderíamos pensar sobre a essência de uma empresa que: é atender as necessidades humanas, mas neste texto nos ateremos aos aspectos financeiros da equação. Ou seja, falaremos de margem bruta, margem operacional, margem líquida e gestão do capital de giro.


1 Indicadores econômicos de lucratividade


Margem bruta é a diferença entre o preço de venda e o custo. É sabido que precisamos ter uma margem bruta justa, pois ela precisa sustentar as despesas incorridas para viabilizar a venda. Logo, margem operacional é a margem bruta menos as despesas. Já a margem líquida, captura as despesas financeiras e os impostos, resultando em lucro ou prejuízo.


Ocorre que esses são indicadores econômicos e não financeiros, não necessariamente, uma empresa lucrativa gera caixa, por isso a necessidade de outros indicadores, e eles são os indicadores financeiros.

 

2 Indicadores financeiros


Para operacionalizar uma venda, uma empresa necessita de processos, alguns desses processos são considerados nos indicadores financeiros, são eles:

PMR – Prazo médio de recebimento

PME – Prazo médio de estoques ou giro do estoque

PMP – Prazo médio de pagamento


A partir desses indicadores, podemos determinar o ciclo operacional e o ciclo financeiro de uma empresa, os ciclos podem ser entendidos como:


  • Ciclo Operacional (CO), é o número de dias que indica o tempo decorrido entre o momento em que a empresa adquire as matérias-primas/mercadorias e o momento em que efetivamente recebe o dinheiro dos clientes pelas vendas e o

  • Ciclo Financeiro (CF), por outro lado indica o número de dias decorridos entre o instante em que a empresa paga aos seus fornecedores pelas mercadorias adquiridas e recebe dos clientes pelas vendas efetuadas. É o intervalo de tempo em que a empresa precisará financiar seu ciclo operacional.

3 Empresas em rápido crescimento não geram caixa


Fato interessante que talvez você não saiba é que provavelmente uma grande empresa, que esteja crescendo muito, não esteja gerando caixa, mas sim consumindo.

Isso se dá, pelo fato de que as grandes empresas, buscam crescer constantemente e por isso estão endividadas pois necessitam de caixa para crescer e somente o dinheiro dos acionistas não é suficiente para sustentar a operação, por isso se endividam e são agressivas em abertura de novos mercados.


Essa empresa não vai fazer dinheiro enquanto estiver na fase de crescimento, mas provavelmente terá ótimos ganhos quando alcançar a estabilidade planejada.

 

4 Empresas estáveis... também não estão gerando caixa


Por outro lado, empresas, estáveis, com vendas crescendo em um ritmo saudável, que não consomem caixa, além do que ela gera. Deveriam fazer dinheiro. Entretanto, este não é o caso de uma parte de pequenas e medias empresas brasileiras.

 

5 Geração de caixa por meio da gestão financeira


É por meio de ajustes nos prazos médios que podemos fazer a empresa gerar mais ou menos caixa. Digamos que o CO da empresa “Feliz1234” é de 100 e que o CF é de 40, isso significa que a empresa terá que financiar – com recursos próprios – a operação por 60 dias.


Agora digamos que a empresa faz negociações com os fornecedores, para aumentar o prazo médio de pagamento de 40 para 60 dias e, diminui o prazo médio de recebimento de 90 para 60 dias, isso resultada em um CO de 70 dias e um CF de 60, logo a empresa deverá financiar somente 10 dias sua operação.


Dessa maneira a empresa gerará mais caixa, pois passou a financiar-se mais com o dinheiro do cliente e do fornecedor, resultando em uma geração de caixa 500% superior ao primeiro exemplo.

6 Conclusão


Isso significa, que uma empresa pode gerar caixa (dinheiro), por meio de uma eficiente gestão do fluxo de caixa. Graças a evolução nos meios de comunicação, alguns empresários dominam esse conceito e aplicam com perfeição em seus negócios, entretanto outros não. É aí que eu entro, com minha mentoria em gestão e finanças, me chame se precisar de ajuda.


Comments


bottom of page